Instituto Pensar - O Brasil precisa de justiça social e tributária

O Brasil precisa de justiça social e tributária

por: George Marques


O articulista George Marques analisa a falta de planejamento do Renda Brasil e formas que financiamento do programa federal. Foto: Reprodução.

?Até 2022, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com Bolsa Família e ponto final?, diz Bolsonaro.

Há pouco numa live o presidente desautorizou proposta da equipe econômica que previa congelamento de aposentadorias para bancar o programa do governo que não saiu do papel. Guedes cancelou agenda e correu ao Palácio do Planalto para reunião de emergência.

Aguarda-se o desfecho desta triste história. Sobre a derrota e inviabilidade do programa Renda Brasil, para uma política pública sair do papel ela precisa de planejamento. E que seja justo!

Equipe de Guedes/Bolsonaro tentou de todas as formas acabar com programas sociais, como o Farmácia Popular que atende mais de 21 milhões de brasileiros e oferece mais de 35 medicamentos com descontos, sendo 20 deles gratuitos; corte no BPC, que concede um salário a aposentados e deficientes em situações de extrema-pobreza.

O Renda Brasil poderia ter saído do papel se a escolha da equipe econômica optasse, por exemplo, em tributar os super-ricos do Brasil. A Fenafisco, como já disse aqui anteriormente, tem proposta para taxar quem tem patrimônio ACIMA de R$ 10 milhões, isso corresponde a 0,024% dos brasileiros.

Ou seja, o espertalhão do Guedes tentou empurrar de variadas formas a fatura do Renda Brasil ao mais pobre, com o 1% intocável. Poderia tributar dividendo, patrimônio. Nem quis saber, apesar de ter propostas na Economia neste sentido.

Curioso na live é que Bolsonaro fala em "equipe econômica? quase na terceira pessoa, como se essa equipe não compusesse o governo dele, trabalhando pra ele!

É a equipe de Bolsonaro/Guedes que optou, racionalmente, fazendo a conta na ponta do lápis, por criar um programa financiado com recursos destinados aos 99% e preservando o 1%.

Aliás, os liberais (sentido econômico) que patrocinaram candidatura de Bolsonaro suporam que o presidente faria facilmente o trabalho sujo pra eles.

Por fim, o Renda Brasil nascia com um problema estruturante: não há como discordar de Bolsonaro que tirar do pobre para o mais pobre seja algo justo! Nem para os padrões do governo atual.Justiça social e tributária, é disso que o Brasil precisa.

George Marques é jornalista, Relações Públicas, editor-chefe do Socialismo Criativo. Passou pelos veículos The Intercept Brasil, Revista Fórum e Metrópoles. Foi indicado ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo Político.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: